É comum que muitos proprietários façam estas coisas: substituir as lâmpadas, enrolar os fios com fita isolante e trocar as tomadas elétricas. Não há problema em realizar todas essas tarefas elétricas, mesmo que você não seja um profissional. No entanto, você precisa garantir que, independentemente do que fizer com eletricidade, priorize sempre sua segurança.
Inspeção Elétrica Common é uma Obrigação
Mesmo que você seja o melhor em instalações elétricas do tipo “faça você mesmo”, você não pode garantir sua segurança, especialmente se a sua casa não tiver uma inspeção elétrica nos últimos 40 anos. Segundo vários estudos, a maioria dos incêndios causados por instalações elétricas defeituosas é o resultado da não conformidade de proprietários com inspeções elétricas regulares. Se você não tem certeza de quando sua casa teve sua última inspeção elétrica, verifique o painel elétrico. Veja se há um adesivo com uma assinatura ou inicial e uma knowledge. Essa é a última vez que sua casa passou por uma inspeção elétrica. E se não houver adesivo no painel elétrico? Use a idade da sua casa como seu ponto de referência.
Use somente os materiais elétricos corretos
À primeira vista, trabalhar em algumas instalações elétricas DIY parece bastante fácil. No entanto, quando você atrapalhar com um fio ao vivo, você vai apreciar como eletricistas profissionais arriscam suas vidas para realizar tarefas elétricas. Isto é, se você ainda estiver vivo depois disso. Na verdade, os profissionais não “arriscam” suas vidas porque conhecem as regras de segurança em instalações elétricas, como usar apenas os materiais elétricos corretos Fechadura.
Por exemplo, se você estiver trabalhando em um projeto de fiação elétrica, certifique-se de usar o fio correto e conecte a parte direita do fio onde ela pertence. Caso contrário, o seu dispositivo não funcionará ou você causará um grande problema elétrico, como incêndio ou eletrocussão. Da mesma forma, uma escolha errada do soquete afetará não apenas o funcionamento do seu computador ou refrigerador, mas também a segurança do uso desses dispositivos. É por isso que antes de iniciar qualquer tarefa de instalação elétrica, consulte o guide do dispositivo elétrico específico em que você está trabalhando. Você encontrará no guide o número correto de soquete, saída, parafusos e fios de que o dispositivo precisa.
Sempre desligue a fonte de alimentação
Onde e quando a eletricidade estiver envolvida, é melhor prevenir do que remediar. Desligue sua fonte de alimentação quando estiver fazendo instalações elétricas, não importa quão pequenas elas sejam. Mesmo se você não estiver trabalhando com uma tomada danificada ou instalando uma nova lâmpada, desligar a fonte de alimentação é a melhor coisa que você pode fazer para garantir a sua segurança.
Verifique a segurança dos materiais elétricos
Só porque um fio é novo não significa que é 100% seguro. Certifique-se de que é seguro, verificando qualquer rasgo ou desgaste no fio. Você não quer ficar chocado, eletricamente, antes de perceber que o seu novo fio tem algumas picadas de rato. A verificação é sempre importante, independentemente dos materiais elétricos que você vai usar para instalações elétricas.
Se você não tem certeza de que pode fazer suas instalações elétricas 100% seguras, é melhor ligar para um eletricista profissional e pedir que ele faça o trabalho. É claro que você terá que pagá-lo pelo trabalho, mas pense nele como um investimento que vale a pena – você não precisa se preocupar em ser eletrocutado e pode ter certeza de que as instalações elétricas são feitas de forma adequada e segura.